Quentes e boas

wpid-castanhasassadas-2013-11-9-07-32.jpg

Ontem comi castanhas. Foram as primeiras deste ano.
Normalmente associo as castanhas ao mês de Novembro, com certeza por causa do S. Martinho. Por isso mesmo nunca como castanhas antes de Novembro. Para mim castanhas são sinónimo de frio. No entanto o S. Marinho é sinónimo de “Verão.” E ontem não foi excepção. Choveu muitíssimo de manhã cedinho mas o céu ficou limpo, azul e com um sol brilhante. Quando fui passear cruzei-me com pessoas em t-shirt. Eu ia mais agasalhada e fui dar uma volta grandinha pelo que acabei por ficar afogueada com o calor.
Quando fui, passei no vendedor ambulante da Praça de Londres. É um senhor que costuma estar junto à Av. de Paris. Lembro-me de lhe comprar bananas quando ainda era miúda. Os produtos que vende vão variando ao longo do ano. No pino do Verão tem um carrinho de gelados. No Outono/Inverno são castanhas.
Quando passei por ele, à ida, pareceu-me que estava ainda a começar a assar as primeiras castanhas e eu não tinha fome. Mas pensei logo que no regresso passaria por ali.
Dei uma volta grande e depois lá fui ter com ele.
A esta altura já estava um bocado esganada de fome. Infelizmente estavam várias pessoas à espera de ser atendidas e eu ainda esperei cinco minutos (diz-me a aplicação Moves) que me pareceram uma hora. Estavam boas as castanhas, mas com pouco sal. Gosto delas mais salgadas. E assim vim para casa a comer castanhas quentes, demais para mim, e boas.
No caminho vinha a considerar se em português as chamamos castanhas por causa da cor, ou se chamamos à cor castanho por causa delas. Inclino-me para a segunda pois é uma tendência que temos: cor-de-laranja, cor-de-rosa. Mas porque é que não é cor-de-castanha? Em inglês dizem orange e rose (para o rosado), mas dizem brown.
Por vezes gosto de pensar sobre a origem dos nomes que damos às coisas. Porque é que o pão é pão? E se por vezes as várias línguas têm vocábulos semelhantes para as mesmas coisas, outras vezes são tão diferentes.
A castanha vem do castanheiro. E agora? É a árvore que deu o nome à fruta ou o contrário? Já vejo uma investigaçãozinha no futuro próximo.
Uma coisa que falhou hoje, no entanto, foi o cinzento. É que associo as castanhas não só ao frio mas também ao nevoeiro e à cor cinzenta. É assim que costuma estar quando como castanhas. E aliás o cinzento é também cor de cinza. E as castanhas assadas são inseparáveis de alguma cinza. Mas porque é que é cinza e não cor-de-cinza?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s