1/7

Ontem deu-me mais um ataque de loucura. Como já é habitual tenho em mãos umas duas dúzias ou mais de projectos de tricot. Muitos deles são camisolas e casacos. No entanto, ontem comecei mais um: uma camisola de acordo com o sistema EPS (Elizabeth’s Percentage System) preconizado pela avó do tricot, Elizabeth Zimmerman.
De acordo com a autora do livro The Sweater Workshop, Jacqueline Fee, uma camisola de lã de grossura média leva uma semana a fazer neste sistema EPS:

  • dois dias a fazer o corpo;
  • uma dia para cada manga;
  • três para o yoke.

Fiquei cheia de curiosidade e quis desafiar-me a conseguir fazer a camisola numa semana.
Resolvi usar um fio que tenho guardado já há muitos anos: Cascade 220 num tom de verde que não é o meu favorito, mas que não desgosto. É difícil não gostar de um verde. É capaz é de ser demasiado amarelado para usar perto da cara. Por isso, ainda não decidi se faço gola alta ou não. A minha ideia era fazer um camisolão, sem cintura e de gola alta, para usar com uma t-shirtpor baixo. O fio é bastante mais grosso do que os que costumo usar.
A minha tensão é de 4,5 pontos por polegada, com agulhas de 4,5mm. Vou fazer o tamanho 36 pelo que o número mágico é 172 malhas.
Para o cós monto 156 malhas e trabalho em canelado com agulhas de 3,75mm. Depois aumento 16 malhas na última volta do cós e sigo em velocidade de cruzeiro. Vou marcar os lados com uma malha de liga. Prefiro assim.
Hoje será, portanto, o dia 1/7. A ver vamos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s