Este ano

3M_Logo

Não, isto não é uma publicidade à empresa que nos fornece, entre outros produtos, o famoso Scotch Brite. Como escrevi há algum tempo, o meu ano começa a 23 de Setembro e em cada ano novo eu faço, como é usual, a minha lista de resoluções. Mas este ano adoptei uma táctica diferente.

Temas

Este ano, em vez de tomar resoluções, resolvi escolher três (porque sim) temas, ou focos, ou ideias, nos quais me vou concentrar.
Os temas que escolhi foram:

  • Mindfulness
  • Minimalism
  • Money

A culpa de estarem em inglês é da primeira palavra. Não consigo arranjar uma boa tradução em português. Não consigo transmitir a mesma ideia.
Talvez por ler muito, quase exclusivamente, em inglês, há muitas palavras para as quais não consigo encontrar equivalentes em português. Mindfulness é uma delas.

Awareness

Outra palavra que está de certa forma relacionada com mindfulness é awareness. Talvez possamos traduzir esta por consciência. Mas não me faz sentir o mesmo.

Tenho estado a ler o livro The Power of Habit. Entre muitas coisas, fala da importância de tomarmos consciência (ugh!) dos nossos maus hábitos, caso os queiramos modificar. Isto é, o primeiro passo é trazer para a consciência o hábito que queremos eliminar. Os hábitos são automáticos, o que é bom. O cérebro não perde tempo nem energia com eles. Mas se quisermos eliminar ou alterar um hábito, temos que pôr a nossa consciência ao corrente da situação.

O que é interessante é que muitas vezes só este passo faz com que o hábito se comece a alterar. Por exemplo, as pessoas que querem perder peso e que começam a registar tudo o que comem por vezes começam a emagrecer mesmo antes de alterarem o seu regime, só pelo simples facto de fazerem o registo.

Há alguns bons hábitos que eu gostaria de adquirir em detrimento de outros tantos que gostaria de deixar. Mas terei que começar por ser mais mindful.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s