O Tio Ben estava enganado

Spiderman

Ultimamente tenho pensado muito em algo que sempre acreditei: eu sou responsável.

O que quero dizer com isto? Muitas vezes temos a tendência de arranjar desculpas ou de nos queixarmos do que nos acontece, afastando de nós a responsabilidade. Contudo, nós não somos vítimas da realidade. A nossa realidade é criada por nós.

A responsabilidade é nossa. Não somos marionetas nem alforrecas. Não são as situações exteriores, nem as outras pessoas, que nos afectam mas a forma como reagimos a elas. É uma questão de atitude.

Sou muito impaciente com as pessoas que se lamuriam ou que arranjam sempre desculpas para tudo e mais alguma coisa. É um exemplo da minha má atitude. Sei que tenho que dominar o meu mau feitio pois não tenho nenhuma pachorra para as vítimas. Mas gostava que as pessoas, em vez de se queixarem e lamuriarem, assumissem a sua responsabilidade.

Se esta responsabilidade parecer um grande peso nas nossas costas, isso é uma ilusão. Porque o que ela nos traz é um grande poder. São as nossas escolhas que determinam a nossa “sorte”, a nossa realidade. E é nesta opção que reside a nossa liberdade e o nosso poder de criação.

Por isso, ao contrário do tio Ben, que afirmava que um grande poder acarretava uma grande responsabilidade (with great power comes great responsibility), eu digo que uma grande responsabilidade traz consigo um grande poder.

Advertisements

5 thoughts on “O Tio Ben estava enganado

  1. Obrigada, Isabel. A tua referência a sábio fez imaginar-me como um velho de barbas brancas, tipo Gandalf. He he.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s