Dia 85: panos

No outro dia perguntaram-me para que é que eu queria tantos panos de algodão. Então lembrei-me de que há uns anos fizeram-me a mesma pergunta no Ravelry e eu respondi:

“Uso panos de algodão e linho para lavar a cara, para o banho, tipo luva..

Uso toalhas de algodão e linho para secar as mãos (casa de banho).

Uso panos/toalhas de algodão como esfregões de cozinha (são melhores para mim do que os de fibra que há nos supermercados, e lavam-se a 60º sem problema), toalhas de mão, panos do chão, pegas, etc.

As autoras do livro Mason-Dixon Knitting fazem uma apologia perfeita das toalhas de mão tricotadas em linho (eu uso mistura com algodão porque é mais fácil de tricotar): são um meio termo perfeito entre as toalhas turcas, que rapidamente ficam com mau aspecto sobretudo quando usadas por crianças, e aquelas toalhas de pano que dão uma trabalheira a passar a ferro para ter aquele aspecto impecável. Estas toalhas tricotadas lavam-se e secam-se na máquina e ficam sempre com um aspecto impecável sem trabalho nenhum.

E depois há o prazer enorme que dão a tricotar e a satisfação igualmente grande de terem sido feitas por nós.”

Há uns anos fiz este conjunto para dar à minha irmã mais nova.

Hoje fiz este, mal rematado porque estava com pouca paciência. O próximo sairá melhor.

Hoje em dia tenho também a preocupação de evitar ao máximo o uso de produtos descartáveis. Quero evitar o lixo o mais possível. E esta é uma forma muito agradável de o fazer.

Anúncios

One thought on “Dia 85: panos

  1. Concordo plenamente, Cristina, com a preocupação ambiental. Tento fazer o mesmo e por isso odeio desperdícios. Agora com os restos de lã das meias, nem sei o que fazer, costumo fazer mais meias, mas como já tenho tantas, acho que vou fazer uma capa para o saco da água quente. 🙂 Com restos de outras peças (camisolas, xailes) que vou fazer, não faço ideia, mas que me incomodam lá isso incomodam, porque detesto acumular e gosto de fazer peças úteis.
    Quanto aos teus paninhos, há alguns anos fiz um paninho de limpar a bancada da cozinha, mas ficou um pouco grosso e não dava para espremer só com uma mão. Durou imenso, mas aborreci-me de o usar, por ser grosso e nem por isso muito absorvente. Fiz com fio 100% de algodão. Depois não voltei a fazer, mas agora deixaste-me com a pulga atrás da orelha. Será que há fio próprio para fazer toalhas de mão para a cozinha ou mesmo para a casa de banho? Isso eu gostava muito de fazer! Bem… às tantas voltava aos paninhos de limpar a bancada… 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s