Dia 88: roubo

Aviso: hoje é dia de mau feitio.

Fazer um modelo de tricot para publicar é algo que envolve bastante trabalho. Desde a fase criativa e de experimentação, a fase dos cálculos para os diferentes tamanhos, a escrita do modelo, enviá-lo para edição técnica, fazer os modelos de amostra, fotografá-los, fazer o layout final, enviá-lo para nova revisão e para testes, aguardar pelo feedback das pessoas que estão a testar o modelo, fazer as correcções necessárias e finalmente publicá-lo. Depois da publicação vem toda a fase de divulgação nas redes sociais, em publicações, etc.

Além disso o/a designer tem ainda que arranjar o material para fazer as amostras, o software e hardware adequados para a produção do modelo.

Tudo isto tem um custo grande de tempo e dinheiro. Há quem o faça como hobby, há quem o faça para se sustentar. Independente do caso é um trabalho que deve ser respeitado.

Acho incrível e de uma grande falta de civismo, uma falta de consideração pelos outros, que as pessoas roubem esse trabalho. E fazem-no porque é fácil.

Eu gosto de anéis de platina ou de ouro branco, mas não tenho dinheiro para os comprar. Mas roubar uma ourivesaria não é fácil para mim, não tenho jeito. Há modelos que custam algum dinheiro é verdade. Considerando todo o custo que criá-los acarreta nem são caros, mas eu não tenho dinheiro para os comprar. Mas neste caso consegui-los é fácil. Basta pedir a alguém que me mande uma cópia. Eu até não me importo de “generosamente” o distribuir pelos meus amigos. É então a facilidade a medida da minha honestidade?

Ofende-me imenso quando me pedem para “facilitar” os modelos que comprei. Não querer pagar o trabalho dos outros é algo que me choca.

Ah, mas não tenho dinheiro para os comprar, dizem-me. Então não os comprem. Mas também não os roubem. Assim como também eu não compro nem roubo os anéis.

Mas gostava de ver a reacção dessas pessoas quando fosse o seu trabalho ou o resultado dele a ser roubado.

Anúncios

3 thoughts on “Dia 88: roubo

  1. Não podia estar mais de acordo! Acresce ainda o trabalho de dar apoio às pessoas que estão a fazer o modelo no pós-compra, e há algumas que não devem ser muito fáceis…

  2. É verdade! Esse tipo de apoio é sem dúvida trabalhoso e ocupa tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s